top of page
Posts Destacados

Seminário "As mulheres da psicanálise"

No próximo sábado, 02/8, Julia Kristeva e Luce Irigaray são temas do sétimo encontro de “As mulheres da psicanálise: das clássicas às contemporâneas”. A atividade é das 9h às 12h, via plataforma Sympla.


Intelectual búlgara, Julia Kristeva fez sua trajetória na França articulando a psicanálise com a literatura e a semiologia. Conhecida também pela sua teoria feminista, Kristeva aborda as relações da mulher com a linguagem e a escrita.


Luce Irigaray, filósofa e psicanalista belga, destacou-se no feminismo francês. Para ela, a diferença sexual é o tema mais relevante para o pensamento moderno. Na articulação com pensadores pós-estruturalistas, entre eles Gilles Deleuze, Irigaray foi também crítica à psicanálise e ao falocentrismo.

O Seminário


Desde o início da programação, já foram contempladas as psicanalistas: Hermine Hug-Hellmuth, Sabina Spielrein, Karen Horney, Lou Andreas Salomé, Marie Bonaparte, Helene Deutsch, Anna Freud, Melanie Klein, Françoise Dolto, Maud Mannoni e Rosine Lefort. No último encontro, tivemos a participação da convidade Maria Anita Carneiro Ribeiro, referência no Brasil.


Mais informações:


Claudia Leone pelo número 47-99972-4814; ou com Joseana Simone Deckmann, 47-98867-2882.


Link para as inscrições:https://www.sympla.com.br/evento-online/as-mulheres-da-psicanalise-das-classicas-as-contemporaneas-encontro-7/2119172


Comentarios


Posts Recentes
Procure por Tags
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • SoundCloud Long Shadow
bottom of page